A capital dos botecos não está de braços abertos apenas para o turista que procura lazer. Belo Horizonte possui uma das melhores estruturas do país para o turismo de negócios. São 31 áreas locáveis prontas para sediar congressos, feiras e exposições dos mais diversos segmentos econômicos. Dois desses principais espaços, o Expominas e o Minascentro, já possuem eventos agendados até 2013.
Além dessa infraestutura, da localização central, da presença de rodovias importantes, como as BRs 381, 040 e 262, e de um aeroporto internacional, a capital conta com um amplo parque hoteleiro. São 117 estabelecimentos, sendo 57 hotéis de padrão de duas a cinco estrelas, 24 hotéis com outras classificações e 36 apart-hotéis.
Para garantir que tudo ocorra conforme planejado nos cerca de quatro mil eventos corporativos realizados na cidade todos os anos, 25 empresas promotoras atuam em BH e estão cadastradas no Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais (Sindiprom MG).
Cento e cinquenta locadoras de veículos da cidade facilitam a locomoção de quem está viajando a negócios. As 483 agências de viagens cadastradas pela Embratur e pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) garantem a chegada e a partida sem contratempos para o turista.
A Copa e os negócios
Segundo dados de 2008 do International Congress and Conference Association (ICCA), Belo Horizonte é o 5º município do Brasil em números de eventos internacionais. Com a confirmação da capital como uma das sedes da Copa de 2014, essa posição no ranking poderá subir. Diversos investimentos voltados para o campeonato estão em ritmo aceleradoe o turismo de negócios pós-Copa deve ganhar mais fôlego ao herdar as melhorias que estão sendo feitas para o Mundial. De acordo com o Comitê Executivo Municipal da Copa de 2014 e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), R$ 1 bilhão deverá ser investido até a Copa na construção de 35 hotéis – cinco deles de padrão cinco estrelas e dez com classificação quatro estrelas.
BH Internacional
Até a Copa de 2014, Belo Horizonte vai ganhar um centro de convenções de padrão internacional, composto por um hotel de luxo, duas torres empresariais, um centro comercial e gastronômico e um amplo estacionamento, próximo ao Minas Shopping, na região Nordeste da capital. O complexo terá capacidade para 10 mil pessoas.
O Centro de Convenções de Belo Horizonte (CCBH) terá uma área de 17 mil metros quadrados e deve custar cerca de R$ 60 milhões, viabilizados por meio de investimentos da iniciativa privada. Onde realizar eventos de negócios em BH
- Expominas - Minascentro - Serraria Souza Pinto (foto) - Grande Teatro do Palácio das Artes - Parque de Exposições da Gameleira - Centro de Convenções de Belo Horizonte - a ser concluído em 2014 Números do turismo de negócios na capital
- 4 milhões de participantes
- cada evento em BH movimenta, em média, R$ 393 mil
- são arrecadados, em média, R$ 43 mil em impostos
- eventos nacionais representam 25% do total realizado
- o setor fatura, em média, R$ 1,5 milhão
(Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte) - *dados anuais
Nenhum comentário:
Postar um comentário